Enviar

Rede Saci Discute Inclusão de Deficientes no FSM 2005

Publicado em 17.01.2005 por Pauta Social

A escolha temática do Fórum Social Mundial 2005, que será realizado em janeiro, em Porto Alegre, teve como objetivo principal a ampliação do diálogo e a valorização da diversidade. Para aproveitar esse ambiente democrático, a Rede Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação (Saci), em parceria com várias entidades, está se mobilizando para conferir maior visibilidade à questão da deficiência no evento, que reúne ativistas do mundo inteiro.

A iniciativa, batizada de Fórum Social Mundial para Todos, tem o objetivo de promover o debate sobre as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam para ter acesso a vários serviços e atividades, como educação e trabalho.

De acordo com o Censo de 2000, praticamente 15% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Para a coordenadora da Rede Saci, Marta Gil, a questão da acessibilidade ainda é o grande problema para esses milhões de pessoas. "O tema da deficiência ainda precisa de mais visibilidade no Brasil. Não adianta pensarmos em escolas adaptadas porque as crianças deficientes e pobres não chegam à escola. Muitas pessoas não conhecem os seus direitos", alerta Marta.

Para colocar a questão na pauta, diversas organizações estão se articulando e vão promover mesas redondas sobre o tema no FSM 2005. Marta explica que a iniciativa do Fórum Social Mundial para Todos vai atuar em duas frentes principais: a apresentação do trabalho da Rede Saci e a promoção de debates com as ONGs.

O principal projeto que será apresentado pela organização é o Agenda Deficiência. Desde o início do ano, a Rede Saci está desenvolvendo essa iniciativa em parceria com a Fundação Banco do Brasil. "Esse é um projeto que trabalha em rede recolhendo subsídios de profissionais de várias áreas que tenham idéias para melhorar a vida das pessoas com deficiência", explica.

Para isso foi criada uma página na internet (http://agenda.saci.org.br/) para hospedar o fórum onde a temática é discutida. O objetivo é elaborar um documento que posteriormente sirva de base para a formulação de políticas públicas.

Em conjunto com outras organizações, o tema que será discutido é o desenvolvimento inclusivo. "Não é possível haver desenvolvimento social sem que este alcance a todos. Não adianta beneficiar só negros ou pessoas com necessidades especiais porque as categorias se cruzam", avalia a coordenadora. Segundo ela, as principais dificuldades dessas pessoas ainda são a educação, o trabalho e o transporte, questões que devem ter destaque no Fórum.

Eventos no Fórum

Durante a realização do Fórum, haverá uma exposição sobre o tema da deficiência, para chamar a atenção dos participantes. O artista Ricardo Ferraz, que usa cadeira de rodas desde que teve poliomielite, é desenhista e faz charges de humor sobre as dificuldades encontradas diariamente pelas pessoas com deficiência.

Apesar do esforço para levar o tema ao centro do debate do maior evento da sociedade civil mundial, Marta reconhece que não é fácil o acesso ao evento - tanto online quanto físico - para as pessoas com necessidades especiais.

"A acessibilidade digital do Fórum não é muito boa. Se a pessoa estiver num telecentro e não tiver familiaridade com o computador, terá muita dificuldade, por causa da restrição do tempo de navegação. Quanto ao acesso físico, ele está mais relacionado à infra-estrutura da cidade e sabemos que as cidades brasileiras ainda precisam de muitas adaptações", avalia a coordenadora. Ela garante, no entanto, que tem conversado com os organizadores e eles, conscientes das limitações de acesso, estão trabalhando para amenizar o problema.

Sobre a Agenda Deficiência

O projeto é uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil, Rede Saci e USP com a proposta de estabel

Páginas relacionadas

Comercial para Fórum Social Mundial

Publicado em 15.12.2004 por Pauta Social

Sociedade SE Mobiliza para Formular Agenda Deficiência

Publicado em 12.07.2004 por Pauta Social

Assinatura dos Primeiros Projetos da Rede Parceria Social

Publicado em 22.05.2007 por Pauta Social

Rede Parceria Social Recebe Inscrições de Projetos Até dia 15

Publicado em 07.08.2007 por Pauta Social

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Pauta Social em 17.01.2005 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade