Foto: Divulgação
Alunas recebem informações durante oficina ministrada pelo Instituto Se Toque
O Instituto Se Toque, que atua na educação à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, reiniciou em maio as oficinas de prevenção nas escolas públicas da Zona Norte de São Paulo. A ação faz parte do Programa Colar da Vida, com o objetivo de orientar os alunos sobre o câncer de mama (para que eles repassem as informações à família), DST/AIDS e gravidez não planejada.
Cerca de 8 mil alunos das 7ª e 8ª séries da rede de ensino público da Zona Norte de São Paulo receberão informações de estagiários numa dinâmica criada especialmente pelo Se Toque, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No próximo dia 27 de maio, a Escola Professor André Rodrigues de Alckimin receberá a ação no período noturno; até o dia 29 de maio, as escolas Dona Angelina Maffei Vita, Prof. José Alfredo Apolinário e Professor Antonio Prudente receberão as oficinas, as duas primeiras no período matutino e a última citada, no vespertino.
As oficinas são ministradas por estagiários capacitados pelo Instituto Se Toque, que levam informações sobre o câncer de mama, DST / Aids e gravidez não planejada, com aulas teóricas e práticas. O objetivo é desmistificar esses assuntos, tidos como tabus, e orientar os jovens sobre como evitar as doenças, de uma maneira interativa e usando a linguagem dos jovens. "Os estagiários são da área de saúde/ educação e, em função da própria idade, facilitam esta empatia com os alunos. O resultado é uma interação positiva, em que os jovens acabam tirando todas as dúvidas sobre o câncer de mama e da própria sexualidade. No final das oficinas, eles levam para casa o Colar da Vida para presentear mães e irmãs e lembrá-las sobre a importância da mamografia e do autoexame", afirma Lucia Bludeni, presidente do Se Toque.
Representantes das EMEF's já visitadas no programa de 2008 deram depoimentos sobre a importância do Programa para os adolescentes. O diretor da EMEF Prof. Antonio Prudente, Pedro Ramires; a professora da EMEF Clóvis Graciano, Valéria Regina Gomes Zanola; e a professora da EMEF Comte. Garcia D'Avila, Iara de Freitas Cervera Crespo ressaltaram a importância dos temas expostos, a linguagem acessível utilizada pelos estagiários do Instituto, as dinâmicas realizadas,o material de fácil entendimento e a benéfica influência sobre os adolescentes, que sensibilizados pelas informações tiveram sensível mudança de hábitos quanto aos cuidados com a saúde, com as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e com o uso de métodos contraceptivos. Também ao levar informação aos jovens, o Se Toque está ajudando a criar uma nova geração de mulheres mais conscientes, que no futuro poderão ter a prevenção primária e o diagnóstico precoce como hábitos rotineiros de vida.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2009 o Brasil terá 50 mil novos casos de câncer de mama. Este número é o mesmo registrado para a doença em 2008, sem qualquer redução e com a mesma taxa de mortalidade, em torno de 20% dos casos detectados. De acordo com dados da American Cancer Society, os índices de mortalidade do câncer de mama podem ser reduzidos a partir de uma cobertura de rastreamento mamográfico em torno de 70% da população exposta ao risco da doença. "Para que isto ocorra, não basta apenas a capacidade de diagnostico instalada. Alertar, educar e sensibilizar a população a respeito do câncer de mama é fundamental", alerta a presidente do Se Toque. O Colar da Vida, símbolo do Programa, é um adereço feito em imitação de pérolas que remetem simbolicamente aos nódulos do câncer de mama e as chances de cura conforme o tamanho do tumor - símbolo do Programa.
O objetivo da iniciativa, única no País, é educar e orientar crianças, jovens e adultos sobre a importância do autoexame mensal e da realização periódica da mamografia, transmitindo conhecimentos às camadas sociais menos favorecidas, em que o acesso à informação é mais restrito. Dessa forma, quebram-se os mitos em relação à saúde da mulher, facilitando a mudança de hábitos de vida e a prevenção primária, além de proporcionar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama por meio da mamografia.
De janeiro a dezembro de 2008 cerca de 70 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, receberam informações sobre o câncer de mama por meio das atividades promovidas pelo Se Toque - Instituto de Desenvolvimento Social. O objetivo deste ano é ampliar este número por meio das oficinas, cursos de capacitação de professores das redes municipal e estadual de ensino, e Contação de Histórias para crianças.
Fundado em outubro de 2005, pela primeira-dama, Monica Serra, o Se Toque - Instituto de Desenvolvimento Social é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que assume a causa da saúde da mulher, com foco no câncer de mama, com a crença de colaborar com o desenvolvimento social a partir de ações de alerta, sensibilização, prevenção e educação.