Enviar

Secretaria divulga regulamento do curso de formação específica para docentes ingressantes

Publicado em 18.07.2011 por Maxpress

O regulamento do curso de formação específica destinado aos cerca de 16 mil convocados do concurso para professores do Ensino Fundamental Ciclo II, Ensino Médio e de Educação Especial está no “Diário Oficial” do Estado deste sábado (16/07). O curso será realizado de 1º de agosto a 6 de dezembro deste ano e é a etapa final para aprovação dos concursados que devem ingressar na rede estadual em 2012. O cronograma e as instruções para os candidatos também podem ser consultados no site da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa Souza” EFAP (www.escoladeformacao.sp.gov.br/concursopebii2011).

Conforme o artigo 7 da Lei Complementar nº 1.094, de 16 de julho de 2009, o curso oferecido pela Escola de Formação de Professores foi instituído como uma terceira etapa obrigatória nos concursos para as carreiras do Quadro do Magistério (professores, diretores e supervisores de ensino). A lei estabelece que, além das etapas de prova objetiva e de avaliação de títulos, o candidato passe por curso de formação específica e seja aprovado em prova de aptidão.

O curso compreenderá um total de 360 horas, divididas em 18 módulos semanais de 20 horas, que poderão ser acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAP), no site da escola de formação. O acesso se dará por meio de senha, de caráter pessoal e intransferível, sendo o candidato responsável por seu controle e segurança.

Cada módulo terá início às 5h de quarta-feira e as atividades web serão encerradas às 23h59 da terça-feira da semana seguinte, não havendo possibilidade de o candidato concluí-las após esse período. As atividades web compreendem questões objetivas e discursivas, fóruns de discussão, redações e projetos, que serão contabilizados na participação do curso.

As questões objetivas serão corrigidas automaticamente pelo sistema e as questões discursivas, fóruns, redações e projetos serão validados pelo professor-tutor. A participação será aferida a cada mês, conforme as atividades web cumpridas (postadas no AVA-EFAP e validadas pelo professor-tutor).

Os módulos serão agrupados em quatro períodos de um mês cada: o primeiro mês corresponde aos módulos de 1 a 4 e ao primeiro encontro presencial; o segundo mês abrangerá os módulos de 5 a 8; no terceiro mês serão realizados os módulos de 9 a 13 e o segundo encontro presencial; no quarto mês haverá os módulos de 14 a 18 e o terceiro encontro presencial.

Para a conclusão do curso é necessário que o candidato cumpra, no mínimo, 75% do total das atividades propostas a cada período (incluindo trabalhos desenvolvidos na web e nos encontros presenciais), participe integralmente de pelo menos dois encontros presenciais e seja aprovado em prova objetiva.

Conteúdo e avaliação

No curso, os docentes que ingressarão na rede estadual a partir de 2012 conhecerão o currículo adotado pelo Estado, metodologias de trabalho e aspectos da realidade das escolas estaduais. O conteúdo do curso será dividido em duas etapas. A primeira, com duração de oito semanas, comum a todos os candidatos, abordará a função e a identidade do professor e a identidade e diversidade dos alunos e sua relação com a aprendizagem e o conhecimento, além de cultura escolar e familiar. Na segunda, de 10 semanas, os professores trabalharão em suas respectivas especialidades, ou seja, cada uma das 13 disciplinas do currículo da rede estadual de ensino e em Educação Especial.

Ao final do curso, os candidatos que cumprirem a participação mínima exigida, passarão por uma prova, composta por 50 questões objetivas, totalizando 10 pontos. Será considerado aprovado o participante que obtiver nota igual ou superior a cinco pontos.

Bolsa de estudos

Durante a realização do curso, será assegurada aos candidatos uma bolsa de estudos no valor de R$ 1.491,62 a cada período correspondente a um mês de curso. Os recursos são destinados ao custeio de despesas do candidato com a sua participação obrigatória no curso, incluindo deslocamentos para os encontros presenciais e aquisição de equipamentos e recursos de informática, como acesso à internet banda larga, no caso das aulas a distância. Os valores são calculados sobre a remuneração em jornada integral de trabalho. O dinheiro será depositado na conta bancária do candidato, conforme sua participação e frequência no curso.

 


Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Maxpress em 18.07.2011 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade