Enviar

Secretário recebe denúncias de violação de direitos humanos no Rio Grande do Sul

Publicado em 17.10.2005 por Agência Brasil

Shirley Prestes

Repórter da Agência Brasil


Porto Alegre - O secretário de Direitos Humanos da Presidência da República, Mário Mamede, recebeu neste domingo (16) um dossiê com denúncias de violação de direitos humanos no Rio Grande do Sul. No documento, de 200 páginas, são relatados casos de abuso de poder ou violência policial contra trabalhadores cometidos nos dois últimos anos no estado.

O dossiê foi entregue pelo presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, deputado Dionilso Marcon (PT), que também fez um relato da atual situação da segurança pública no Rio Grande do Sul, citando casos de violência contra policiais e a precariedade material enfrentada pelos servidores da segurança.

Mamede classificou como graves o assassinato do sindicalista Jair Costa, em Sapiranga, e a violência policial contra torcedores no estádio Beira Rio. "Entendemos que não representam fatos isolados", afirmou. Segundo ele, "a reivindicação de direitos passou a ser vista, por alguns, como crime no Rio Grande do Sul, o que é inadmissível".

Segundo a Comissão de Direitos Humanos, os dirigentes e sindicalistas do Vale do Sapateiro denunciaram ao subsecretário Mamede que as forças policiais da região do Vale dos Sinos "estão a serviço das grandes empresas e empresários".

Os parlamentares gaúchos enviar o caso da morte do sindicalista Jair Costa para análise da Câmara do Deputados e para o Conselho Nacional de Direitos Humanos.

Páginas relacionadas

Fazendo dos direitos humanos uma realidade

Publicado em 01.01.2011 por Maxpress

Curso em Direitos Humanos Capacita Funcionários da Prefeitura

Publicado em 10.12.2007 por Pauta Social

Prêmio Direitos Humanos é Entregue no RS

Publicado em 08.12.2006 por Pauta Social

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Agência Brasil em 17.10.2005 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade