Enviar

Smads e Projeto Quixote Promovem Curso em SP

Publicado em 05.02.2007 por Pauta Social

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) vai padronizar em São Paulo o atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco. Para isso, a SMADS, por meio da Supervisão Geral de Pessoal (Sedep), e o Projeto Quixote, vinculado a Unifesp, promovem o curso Conceitos e Estratégias para o Atendimento de Crianças e Adolescentes em Situação de Risco, direcionado a técnicos e educadores da rede de proteção social da Secretaria que trabalham diretamente com crianças e adolescentes em situação de risco.

"Nosso objetivo é aperfeiçoar cada vez mais o atendimento, com ganho de qualidade para atingirmos um atendimento-padrão a essas crianças e adolescentes, ressalta o secretário Floriano Pesaro, que participará da abertura do curso às 10h de hoje, 05/02, no ESPASO (Espaço Público do Aprender Social), na Vila Clementino (rua Pedro de Toledo, 1529).

Ministrado por profissionais do Projeto Quixote das áreas de psicologia, psiquiatria, serviço social e educação, o curso terá três etapas. A primeira, de 5 a 9 de fevereiro, será direcionada a técnicos de Supervisões de Assistência Social (SAS) das 31 Subprefeituras do município. Serão 62 pessoas (2 técnicos de cada SAS) responsáveis pelo atendimento a crianças e adolescentes. De 12 de fevereiro a 9 de abril, o curso será voltado a gestores, técnicos e educadores dos Centros de Referência da Criança e do Adolescente (CRECA) e representantes de organizações sociais localizadas na região central da cidade. As aulas serão uma vez por semana.

Paralelamente a este curso, uma vez por mês, durante quatro meses, haverá Encontros Institucionais de Discussão e Encontros de Rede, com o objetivo de discutir questões relacionadas à rede e ações práticas. O público do terceiro curso, de 14 de abril a 30 de maio, serão os técnicos e educadores dos demais CRECAS do município, também em encontros semanais.

Para finalizar o processo de padronização do atendimento, SMADS e Projeto Quixote promovem em junho um seminário de encerramento para troca de experiências com todos os técnicos e educadores participantes dos cursos. Este curso é mais um belo ato da rede de atendimento a jovens em situação de risco que vem sendo tecida em São Paulo por inúmeros educadores e tecelões, que vão unindo, ponto a ponto, um grande crochê para minimizar as suas dores do corpo e da alma, afirma Auro Lescher, coordenador geral do Projeto Quixote.

Segundo Graziela Bedoin, coordenadora de ensino do Projeto Quixote, o curso abordará questões como drogas, tipos de uso, efeitos e funções psico-sociais; violência sexual, delinqüência e juventude, além de proporcionar uma reflexão sobre os fatores de vulnerabilidade da população atendida e traçar o perfil das pessoas atendidas na rede da SMADS. Também serão abordados o papel do educador, saúde mental, situação de risco e modelos de prevenção, alcoolismo e juventude, entre outros.

Todos os participantes receberão um livreto de 100 páginas com os temas do curso. Atualmente, a Secretaria mantém cinco convênios com o Projeto Quixote, no atendimento a cerca de 650 crianças e adolescentes em situação de risco.

Páginas relacionadas

Projeto Quixote Comemora 10 Anos de Existência

Publicado em 22.11.2006 por Pauta Social

Projeto Axé Leiloa dez mil Peças da Gucci

Publicado em 09.12.2004 por Pauta Social

Bcs Investe na Formação de Crianças e Adolescentes

Publicado em 01.08.2005 por Pauta Social

Projeto Quixote e Danone Lançam Calendários 2006

Publicado em 21.12.2005 por Pauta Social

Reprodução do conteúdo

Esta página foi publicada originalmente por Pauta Social em 05.02.2007 e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.
Quem SomosPolítica de Privacidade