Na última quarta-feira, 27, a sede do Grêmio Recreativo Musical Guapiense foi palco da formatura dos alunos do Projeto Som da Serra. Autoridades locais, pais e responsáveis dos alunos estiveram presentes na cerimônia que, pelo segundo ano consecutivo, formou alunos no Curso de Iniciação Musical. Paulo Clem, coordenador geral do projeto, iniciou a cerimônia apresentando alguns dados do Som da Serra que, desde fevereiro de 2007, recebe jovens e adolescentes de Guapimirim, Teresópolis e região para o curso de Iniciação Musical. A participação no projeto é de 80% formada por alunos da rede municipal de ensino, e o objetivo é, além de iniciar uma carreira profissional, desenvolver habilidades para que, mesmo que eles não sigam a profissão musical, tenham um fundamento na vida para serem cidadãos responsáveis, frisou Paulo, ainda complementando que a formatura não é o fim do ciclo, mas apenas o final de uma etapa.
O Som da Serra visa a formação de novos músicos, além de contribuir com a formação na educação e cultura dos jovens atendidos, formando, acima de tudo, grandes cidadãos. Complementando o projeto, além das aulas diárias de música, realiza palestras educacionais e visitas às escolas musicais, estreitando o contato dos alunos com profissionais da área. O Projeto é patrocinado integralmente pela CRT (Concessionária Rio Teresópolis Além Paraíba), através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Lei Rouanet. Em seguida, representando a patrocinadora, Alessandra Fernandes, coordenadora de recursos humanos da CRT, parabenizou os alunos, familiares e equipe do projeto: Continuem com essa perseverança e determinação para enfrentarem outros desafios da vida. O projeto fortaleceu os alunos como pessoas e espero que tenham um brilhante futuro profissional, musicalmente ou não.
Estiveram também presentes na cerimônia Sônia Bruno, coordenadora do Som da Serra em Teresópolis e presidente do Grêmio Musical Paquequer, a Secretária Municipal de Educação de Guapimirim, Maria de Nazareth, o gerente da agência do Banco Itaú da cidade, Mário Rebello, e seu assistente, Douglas dos Santos, que retribuíram a apresentação realizada pelo Som da Serra na inauguração da agência com uma caneca para os alunos do projeto. Dando seqüência à cerimônia de formatura, a banda formada pelos alunos dos núcleos de Guapimirim e Teresópolis se apresentou e, em seguida, receberam o certificado de conclusão do curso.
Para finalizar a formatura, Cláudia Fonseca, sócia-diretora da Criativa Social, empresa gestora do Som da Serra, apresentou a todos o projeto piloto chamado 1º Instrumento que está sendo lançado como desdobramento ao Som da Serra. O 1º Instrumento tem como objetivo a compra de instrumentos para os alunos que ainda não tem. Aqui no projeto eles estudam com os instrumentos do Grêmio e a intenção é que cada aluno tenha seu próprio instrumento musical. Como é um projeto piloto, inicialmente serão 10 alunos selecionados e os recursos vamos buscar juntos ao comércio local. Esperamos que este projeto dê certo e possa ser estendido para todos os alunos, disse Cláudia. Para finalizar a cerimônia, a banda formada pelos alunos que estão no projeto desde o início de 2007 se apresentou e, em clima de festa, foi servido um lanche para todos os presentes.