O presidente da Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, Elcio de Lucca, defendeu no Tá na Mesa da Federasul desta quarta-feira (25) que mais empresas adotem programas de responsabilidade social. "Podem ser ações pontuais e esporádicas, mas é importante fazer", disse o convidado da reunião-almoço. "A responsabilidade social tem que entrar no processo da empresa." Na palestra realizada no Salão Nobre ele abordou o tema "Gestão da responsabilidade social".
Lucca, que também é presidente do conselho curador da Serasa (empresa de análise de crédito), disse que é importante para as empresas que realizam esse tipo de atividade a publicação de balanço social. "Se for uma empresa pequena, que não precisa fazer a publicação do balanço anual, pode colocar o resultado num quadro e pendurar na parede", comentou. Para Lucca, quanto mais transparente essa relação, melhor. "O empresário não deve achar que a ação social é um custo. É um ato de cidadania e isso traz resultados", completou.
O presidente da fundação disse que a população, em geral, sente satisfação pessoal ao fazer trabalho voluntário de cunho social. "Da mesma forma, a empresa deve fazer isso sem se preocupar com retorno da imagem". Lucca contou que em trabalhos voluntários colaboradores de empresas podem apresentar novos potenciais. Comentou que "muitos foram promovidos porque mostraram-se líderes em processos de voluntariado". O foco da Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade é difundir modelos de excelência e gestão.
Homenagens
Antes da palestra no Tá na Mesa, a Federasul e a Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) prestaram duas homenagens. A primeira foi para lembrar os 60 anos de fundação da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris). A entidade congrega magistrados do Poder Judiciário. Nestas seis décadas, a Ajuris tem participado intensamente dos grandes debates nacionais e da discussão de temas relacionados com o exercício pleno da cidadania.
Ao agradecer a homenagem, o presidente da Ajuris, desembargador Carlos Rafael dos Santos Júnior, disse que as propostas do governo para o controle da imprensa, do Ministério Público e de funcionários públicos "não servem ao Estado de Direito, não servem à democracia". Para lembrar os 60 anos da Ajuris, o presidente da Federasul, Paulo Afonso Feijó, entregou ao desembargador a escultura Laçador de Estrelas, do artista plástico Gustavo Nakle.
A segunda homenagem foi para os 45 anos de fundação do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs). Atualmente com 300 empresas associadas, o Setcergs tem sede na avenida São Pedro, em Porto Alegre, mas a posse da primeira diretoria, em 1960, foi realizada no Palácio do Comércio, onde funcionam a Federasul e a ACPA. O presidente do Setcergs, João Pierotto, ao receber a escultura Laçador de Estrelas, agradeceu a homenagem recebida.
Próxima semana
O deputado federal Augusto Nardes é o convidado do Tá na Mesa da próxima quarta, dia 1º de setembro. O parlamentar abordará o tema "A lei geral das micro e pequenas empresas".
O Tá na Mesa tem patrocínio exclusivo da Vivo Empresas, com apoio do Sebrae/RS, da Unimed, do Banco do Brasil e da Capacità Eventos.