A série de intervenções que tomam todo o prédio do Centro da Cultura Judaica destacando a relação entre o realismo fantástico de Jorge Luis Borges e a Cabalá chega ao final e fica em cartaz apenas até o dia 16 de outubro. A exposição Cartografia do Desejo: Borges e a Cabalá apresenta o trabalho do pesquisador em literatura Saúl Sosnowski em conjunto com a artista visual Mirta Kupferminc.
A mostra traz a experiência dos artistas em um amplo e intrínseco ambiente, de onde eles partem dos estudos da Cabalá para entender o percurso literário realizado pelo escritor argentino. Deste trabalho surgiu um livro, que está exposto no Centro e que apresenta diversos estudos, textos e ilustrações que permeiam todo o universo traçado para a compreensão de Borges, que é analisado utilizando a Cabalá como uma espécie de teoria da literatura. A obra é inacabada, em constante mudança, pois, com o passar do tempo, novos contextos podem ser agregados.
Segundo Saúl, o livro é uma confluência de vozes, letras e visões sobre o a vontade do diálogo e do encontro. “Essa confluência, pausada o vertiginosamente, aproxima-se ao que vai se abrindo e passando de folha”, diz o pesquisador, que entende que falar de Cabalá é entrar em um espaço sagrado da mística judaica arraigada e codificada em princípios e práticas milenares. “É partir e ir além de um texto, a Torá, origem do universo, crônica e guia de um povo, chave da história e do segredo do que está por vir”, finaliza.
O realismo de Jorge Luis Borges possui pontos em sintonia com o pensamento da Cabalá. Se para o Borges o texto e suas infinitas combinações aproximam o escritor de um demiurgo, entendido aqui como o grande artífice, Criador ou a manifestação do absoluto, para a Cabalá a análise certeira de um determinado livro - a Bíblia - dá potencialmente a chave para criar o mundo.
“Os artistas tentam entender a totalidade da literatura de Borges, partindo do pressuposto de que todo escritor é criador de realidades, ao passo que a linguagem possibilita a criação de infinitas realidades”, explica o diretor de programação do Centro da Cultura Judaica, Benjamin Seroussi.
Não por acaso, a Cartografia do Desejo: Borges e a Cabalá parte de um livro do artista elaborado por Saúl Sosnowski e Mirta Kupferminc. A obra se desdobra em uma série de intervenções na arquitetura do prédio, propondo um deslocamento da linguagem verbal para o campo da visualidade. São aproximadamente 15 pontos espalhados pelo Centro da Cultura Judaica, que integram adesivos, instalações e textos. Autor de ensaios como Yo Judío e de contos como El Golem, El Aleph, La Escritura de Dios, Borges é analisado nesta exposição por meio do prisma dos seus vínculos com a cultura judaica.
________________________________________
SERVIÇO: CARTOGRAFIA DO DESEJO: BORGES E A CABALÁ, DE MIRTA KUPFERMINC E SAÚL SOSNOWSKI
Data: até 16 de outubro 2º Andar
Ingresso: gratuito
Classificação: livre
Endereço: Centro da Cultura Judaica - Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do Metrô)
Tel.: (11) 3065-4333
E-mail: culturajudaica@culturajudaica.org.br
Site: www.culturajudaica.org.br
________________________________________
[+] SOBRE O CENTRO DA CULTURA JUDAICA
O Centro da Cultura Judaica oferece uma programação regular e gratuita voltada para cultura judaica com o objetivo de integrar a diversidade cultural de São Paulo. Atravessa todas as linguagens (artes visuais, música, artes cênicas, cinema, literatura) e desdobra-se em uma ação educativa intensa.
Promove o respeito entre os povos com atividades que levam à reflexão e à aceitação das diferenças culturais por meio da arte, além de difundir o patrimônio cultural do judaísmo. O Centro da Cultura Judaica localiza-se ao lado do metrô Sumaré, na rua Oscar Freire, número 2.500. Funciona de terça a sábado, das 12h às 19h, e aos domingos e feriados, das 11h às 19h.
www.culturajudaica.org.br