Na sexta-feira, 4, às 18h, a Unisinos lança o projeto Vida com Arte. Concebida com o propósito de potencializar as iniciativas da ação social da universidade, a ação é uma iniciativa conjunta com a mantenedora Associação Antônio Vieira (Asav) e o Colégio Anchieta. A cerimônia contará com a participação da Orquestra Unisinos e de convidados especiais, em evento no Miniauditório da Biblioteca.
Inspirado no bem-sucedido projeto venezuelano El Sistema, o Vida com Arte, que simboliza o primeiro passo para a inclusão cultural da universidade, atenderá 180 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é oportunizar a esses jovens acesso ao aprendizado da música, como forma de convívio social e futura possibilidade de empregabilidade, por meio de oficinas para iniciantes dos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, percussão, canto e flauta.
O projeto, que também contempla séries de Concertos Comunitários e Concertos Didáticos, executados pela Orquestra Unisinos, atenderá três núcleos em São Leopoldo e um em Porto Alegre, são eles: Escola Municipal Santa Marta, Cruz Vermelha, Antiga Sede Unisinos e Osicom (Porto Alegre).