Começou ontem, 25, na sede da Embrapa, em Brasília, a programação do V Fórum Ciência e Sociedade 2008, coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica e a Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz (Brasília). Destinado a estudantes do ensino médio, como uma atividade educativa não-formal, o evento -, cujo tema deste ano é Saúde direito de todos e dever do Estado: vamos discutir? -, é resultado de uma parceria entre as comunidades escolar e científica e profissionais ligados a ações de popularização da ciência. O encontro prossegue até sexta-feira, dia 27.
Da abertura, que ocorreu na manhã de quarta-feira, estiveram presentes representantes das instituições realizadoras, como a coordenadora do Fórum Ciência e Sociedade Nacional, Luciana Sepúlveda, o vice-diretor de Gestão da Fiocruz/Brasilia, Eduardo Koatz, o assessor da Secretaria de Saúde e Educação Básica do Distrito Federal, Afrânio Barros, e o assessor da Diretoria Executiva da Embrapa, José Felipe Ribeiro, que deu as boas-vindas ao grupo de alunos. Esperamos que esse encontro contribua para que vocês percebam a integração que existe entre saúde, educação e agricultura, lembrou ele. Temos pesquisas que começam com os produtores e com os consumidores, e isso é uma prova de que o conhecimento não está só na academia.
Pela contribuição e o esforço para a realização de mais uma edição do Fórum, foram homenageados representantes de várias instituições, entre elas o secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia, Joe Valle, o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, e a vice-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF), Ivone Diniz. Também acompanharam o primeiro dia de evento representantes franceses do Réseau Amérique Latine e da escola agrícola Legta Etienne Restat, de Sainte-Livrade-sur-Lot (França).
Antes da apresentação da pesquisa Percepções e Informações sobre Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS), realizada pelos alunos de escolas públicas do Distrito Federal, um momento especial: o público, composto por cerca de cem pessoas, foi convidado a refletir sobre o sentido da palavra da saúde, com o pronunciamento do reitor da Universidade Holística da Paz (Unipaz), Pierre Weil. Em uma viagem entre o hinduísmo, o taoísmo e a Física Quântica, ele apontou o comportamento humano, o apego à matéria e o desequilíbro da relação entre corpo, mente e espírito como a origem da falta de saúde humana. Normalidade não significa saúde, concluiu, referindo-se aos hábitos impostos pelo convívio social, porém altamente prejudiciais à qualidade de vida das pessoas. Do primeiro dia do evento, participou ainda o coordenador-geral de Educação Popular e Mobilização Social do Ministério da Saúde, José Ivo dos Santos Pedrosa, e o representante da Fiocruz, Willer Baumgarten, presentes ao painel Saúde, participação social e educação. Durante à tarde, ocorreram trabalhos em grupo entre os alunos.
A programação prossegue nesta quinta e sexta-feiras, durante as quais haverá debates e mesas-redondas, com a presença de pesquisadores e especialistas da Embrapa Informação Tecnológica, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Veteranos e iniciantes O Fórum mudou a minha vida e foi fundamental na escolha da minha profissão, afirmou a estudante de Jornalismo, ex-estagiária da Embrapa Informação Tecnológica, Ana Carla Rocha. Ela é uma das monitoras dos novos participantes do evento e ao mesmo tempo veterana das edições de 2004 e 2005, quando o grupo esteve em quatro cidades francesas e teve a oportunidade de trocar experiências com jovens estrangeiros da mesma idade. Na edição deste ano, outros estagiários da Embrapa Informação Tecnológica também foram inscritos e terão a mesma oportunidade de aprender mais com pesquisadores da Embrapa e alunos, como Silas Andrade e Pedro Henrique Silva, 15 anos, ambos da Centro Educacional 4, do Guará I. A expectativa é grande, porque vamos conhece