Publicado em 17.12.2008 por Agência Brasil
Curitiba - Será realizada hoje (17) à tarde, na Universidade Estadual de Londrina, a última etapa do 8º Vestibular dos Povos IndígenasSão designados como povos aborígenes, autóctones, nativos, ou indígenas (sendo os indígenas nativos das Américas também chamados de vermelhos ou peles-vermelhas), aqueles que viviam numa área geográfica antes da sua colonização por outro povo ou que, após a colonização, não se identificam com o povo que os coloniza. A expressão povo indígena, literalmente "originário de determinado país, região ou localidade; nativo", é muito ampla, abrange povos muito diferentes espalhados por todo o mundo.
Fonte: Wikipedia
do Paraná, com
as provas de redação, língua portuguesa, língua estrangeira moderna ou língua indígena, biologia, física, geografia, história, matemática e química.
Participam índios do Paraná, de São Paulo, Santa Catarina, do Rio
Grande do Sul, de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Amazonas, das
etnias Ava Guarani, Dessano, Guarani, Guarani-mbya, Guarani-nhandewa,
Hexkaryana, Kaingang, Kaiowa, Karitiana, Terena, Tukana, Tupi-guarani,
Xavante, Xeta, Xoklen. Ontem (16), durante todo o dia, os candidatos participaram de prova oral de língua portuguesa.
Segundo a presidente da
Comissão Universidade para os Índios (Cuia), Silvana Drumond Monteiro,
o índice de abstenção mais uma vez foi alto. Dos 204 que
fizeram inscrição, 70 não compareceram às provas. “A maioria
alega falta de recursos para a passagem, principalmente os de outros
estados” Ela denuncia a falta de apoio da Fundação
Nacional do Índio (Funai), responsável pelas viagens. “Um dos
candidatos, do Amazonas, ligou dizendo que não conseguiu as passagens e
eu mesma enviei ofício solicitando”, diz. De acordo com Silvana Monteiro, a
universidade estadual está arcando com todas as despesas de hospedagem e alimentaçãoA alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução.
Fonte: Wikipedia
durante esses dias.
O vestibular indígena é um projeto pioneiro do governo do Paraná. É realizado pelas universidades públicas do estado, em atendimento a duas leis, de 2001 e 2006, que determinam a reserva de seis vagas em cada uma das sete instituições
públicas, para serem disputadas exclusivamente entre os
índios integrantes das sociedades indígenas estaduais.
Em 2004, um convênio firmado
com a Secretaria de CiênciaNo seu sentido mais amplo, ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa.
Fonte: Wikipedia
, Tecnologia e Ensino Superior permitiu a adesão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que
reserva anualmente mais dez vagas exclusivamente para estudantes indígenas residentes no país.
De acordo com a presidente da comissão, o Paraná desenvolveu uma política de inclusão socialInclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela diferença de classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais. Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema meritocrático em que vivemos.
Fonte: Wikipedia
, que garante, além do acesso, a permanência
de estudantes indígenas no ensino superior público. “Sabemos que é
difícil a adaptação devido às inúmeras diferenças, principalmente
culturais, mas temos oferecido todas as condições de permanência. Mesmo assim, a evasão fica em torno de 10%”.
Durante o curso, os indígenas recebem bolsas-auxílio entre R$ 400,00 e R$ 600,00.
Os resultados do vestibular deste ano serão divulgados no fim da tarde do dia 8 de janeiro de 2009 no site ou pelo telefone (43) 3371-4042.
Páginas relacionadas
Publicado em 22.06.2006 por Agência Brasil
Publicado em 02.10.2005 por Agência Brasil
Publicado em 11.12.2009 por Ministério da Cultura
Publicado em 29.08.2007 por Pauta Social
Publicado em 12.03.2004 por Agência Brasil
Reprodução do conteúdo
Esta página foi publicada originalmente por Agência Brasil em 17.12.2008
e pode ser reproduzida livremente. Para isso, cite sempre sua fonte original e, se possível, coloque um link para o agregario.com.